ESCOLA MUNICIPAL VEREADOR ORIVAL CARNEIRO MARTINS
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
ANDRÉIA AP. PETRUSKI
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
PONTA GROSSA – 2012
“Ninguém espera que os professores
sejam experts em tecnologia, eles têm
que ser especialistas em educação,
pensar experiências de aprendizagem
enriquecedoras usando tecnologia.”
Eugenio Severin
JUSTIFICATIVA
O uso das tecnologias na educação se faz necessário, é uma nova realidade que deve ser efetivada no espaço escolar. Para tanto, o professor precisa estar atualizado e aberto a estas novas formas de ensinar.
As tecnologias fazem parte do dia-a-dia dos nossos alunos e a escola deve adequar-se a esta realidade. O uso do computador é uma ferramenta de auxílio na construção do conhecimento e desenvolve o raciocínio lógico, concentração, coordenação motora fina, criatividade, orientação espacial, enfim, é um recurso pedagógico.
As escolas têm de se adequar às realidades impostas pelo desenvolvimento da globalização do ensino, com as novas tecnologias que se apresentam em nosso cotidiano e que influenciam a sociedade, é inquestionável a necessidade de enriquecer o processo didático-pedagógico com a inserção da informática no processo de ensino e aprendizagem.
OBJETIVOS
1. Utilizar o laboratório como ferramenta de pesquisa e extensão da sala de aula.
2. Possibilitar aos alunos o acesso a novas tecnologias.
3. Diversificar as atividades escolares.
4. Possibilitar a utilização do Laboratório de Informática, como recurso tecnológico e pedagógico.
5. Transmitir e explorar os conteúdos curriculares através do uso da internet.
6. Utilizar a tecnologia visando à melhoria da qualidade de ensino aprendizagem.
METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas a partir do tema escolhido como nome do grupo: CIRCO ENCANTADO. Serão realizadas atividades na sala de aula e no laboratório de informática.
O conteúdo será desenvolvido em sala de aula com atividades em folha, exploração oral, uso de cartazes, pintura, leitura, produção de texto coletivo, lista de profissionais do circo, artes.
A sequência das atividades acontecerá no laboratório de informática, com pesquisa no Google sobre imagens de circo e palhaços do Brasil, vídeos no youtube com apresentações circense e palhaços famosos (em especial Palhaço Carequinha), escrita de frases no processador de texto, uso do draw e tux paint para desenho sobre o tema.
CRONOGRAMA
Atividades na sala de aula
28/09 5/10 8/10
Laboratório de informática
1/10 8/10 22/10
As atividades em sala acontecerão no horário normal de aula (das 13:15 as 17:15 h) e as no laboratório de informática no horários específicos estabelecidos pela escola, para este grupo (das 15:45 h as 16:50 h).
Nenhum comentário:
Postar um comentário