Durante nosso 6° encontro do Curso de
Educação Digital, pudemos explorar um pouco do que o Linux Educacional 3.0 em
Programas Educacionais. Foram muitas as descobertas!
Mesmo
já trabalhando com o Linux, com os alunos, nas aulas semanais do laboratório de
informática, neste encontro descobrimos muitas novidades interessantes.
A
proposta de trabalho de hoje era descobrirmos os jogos que podem ser
trabalhados com os alunos e auxiliar no processo de alfabetização.
Segue
abaixo meu roteiro de orientações, para você professora, trabalhar com seus
alunos e tornar as aulas do laboratório mais agradáveis e divertidas para os
alunos.
Na
tela de seu computador, na barra EDUBAR, clicar no ícone Programas Educacionais
e em seguida Multidisciplinar, Série Educacional (GCompris). Em seguida abrirá
a tela com as opções disponíveis. Observar os ícones da lateral esquerda. Ao
clicar com o mouse em cada ícone, se abrirá diversas opções de atividades. Para
cada ícone desta barra, sugiro um jogo e a série em que ele poderá ser
explorado. Espero que seja útil para você dinamizar suas aulas no laboratório.
1.
Atividades de experiências (porquinho). Clicar no Tux
para-quedista. Destinado para os grupos de educação infantil.
2.
Atividades de leitura (vaquinha). Clicar na Prática da
leitura. Destinado aos grupos de 1° e 2° anos do 1° ciclo.
3.
Quebra-cabeça (urso branco). Clicar na Torre de Hanói
simplificada. Destinado aos grupos de 1° ano do 1° ciclo.
4.
Atividades de descobertas (pinguim). Clicar na Atividades de
cores. Destinado aos grupos de educação infantil e 1° ano do 1° ciclo.
5.
Atividades de estratégia (sapo). Clicar no Jogo da bolas.
Destinado aos grupos do 1° ciclo.
6.
Atividades de diversão (urso). Clicar em Hexágono. Destinado
aos grupos de 1° e 2° anos do 1° ciclo.
7.
Matemática (ovelhinha). Clicar em Numeração. Destinado aos
grupos do 1° ciclo.
8.
Descobri o computador (gatinho). Clicar em atividades de
manipulação do teclado. Destinado aos grupos do 1° ciclo.
Essas,
são algumas sugestões. Encontramos atividades para atender todos os grupos.
Cabe ao professor planejar.
Ao
explorar o Linux Educacional 3.0, muito irá se descobrir. O professor precisará
conhecer tudo o que este software oferece. Cabe ressaltar que ele poderá ser
baixado gratuitamente da internet, para o professor poder ter também em sua
casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário