sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Um pouquinho das nossas aulas...


             Durante nosso 6° encontro do Curso de Educação Digital, pudemos explorar um pouco do que o Linux Educacional 3.0 em Programas Educacionais. Foram muitas as descobertas!
            Mesmo já trabalhando com o Linux, com os alunos, nas aulas semanais do laboratório de informática, neste encontro descobrimos muitas novidades interessantes.
             A proposta de trabalho de hoje era descobrirmos os jogos que podem ser trabalhados com os alunos e auxiliar no processo de alfabetização.
            Segue abaixo meu roteiro de orientações, para você professora, trabalhar com seus alunos e tornar as aulas do laboratório mais agradáveis e divertidas para os alunos.
            Na tela de seu computador, na barra EDUBAR, clicar no ícone Programas Educacionais e em seguida Multidisciplinar, Série Educacional (GCompris). Em seguida abrirá a tela com as opções disponíveis. Observar os ícones da lateral esquerda. Ao clicar com o mouse em cada ícone, se abrirá diversas opções de atividades. Para cada ícone desta barra, sugiro um jogo e a série em que ele poderá ser explorado. Espero que seja útil para você dinamizar suas aulas no laboratório.
1.      Atividades de experiências (porquinho). Clicar no Tux para-quedista. Destinado para os grupos de educação infantil.
2.      Atividades de leitura (vaquinha). Clicar na Prática da leitura. Destinado aos grupos de 1° e 2° anos do 1° ciclo.
3.      Quebra-cabeça (urso branco). Clicar na Torre de Hanói simplificada. Destinado aos grupos de 1° ano do 1° ciclo.
4.      Atividades de descobertas (pinguim). Clicar na Atividades de cores. Destinado aos grupos de educação infantil e 1° ano do 1° ciclo.
5.      Atividades de estratégia (sapo). Clicar no Jogo da bolas. Destinado aos grupos do 1° ciclo.
6.      Atividades de diversão (urso). Clicar em Hexágono. Destinado aos grupos de 1° e 2° anos do 1° ciclo.
7.      Matemática (ovelhinha). Clicar em Numeração. Destinado aos grupos do 1° ciclo.
8.      Descobri o computador (gatinho). Clicar em atividades de manipulação do teclado. Destinado aos grupos do 1° ciclo.
            Essas, são algumas sugestões. Encontramos atividades para atender todos os grupos. Cabe ao professor planejar.
            Ao explorar o Linux Educacional 3.0, muito irá se descobrir. O professor precisará conhecer tudo o que este software oferece. Cabe ressaltar que ele poderá ser baixado gratuitamente da internet, para o professor poder ter também em sua casa.

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